Meteopedia

Sincelo

O que é o sincelo e porque ocorre?

O sincelo é um tipo de hidrometeoro que consiste na formação de gelo sobre superfícies sólidas por congelamento de gotículas de água superarrefecidas, em suspensão num nevoeiro. Isto é, este fenómeno ocorre, por assim dizer, quando o nevoeiro congela, algo comumente referido como nevoeiro gelado.

Para que tal aconteça, é necessário que temperaturas negativas coexistam com uma elevada humidade relativa ambiente, com presença de bancos de nevoeiro. Apenas é possível quando a temperatura está abaixo do ponto de congelação da água, em presença de um nevoeiro denso à superfície, dotado de certo movimento horizontal.

As gotículas em suspensão no nevoeiro entram em sobrefusão, ou seja, mantêm-se no estado líquido, apesar de se encontrarem a temperaturas inferiores ao seu ponto de fusão (no caso da água, 0 ºC), e solidificam assim que entram em contacto com uma superfície, dando origem a pequenos cristais brilhantes.

Apesar de ser um fenómeno meteorológico relativamente frequente em alguns locais, não é muito  conhecido pelo público em geral.

Em função das suas características, podemos distinguir dois tipos de sincelo: o sincelo branco e o sincelo duro.

O que é o sincelo branco?

Em situações de calmaria ou vento fraco, é comum a formação do chamado sincelo branco, formado por plumas e cristais de gelo, de cor branca, que adquirem uma aparência similar ao de neve.

Surgem em condições de grande estabilidade atmosférica durante o inverno, que favorecem a acumulação de ar frio e húmido em zonas baixas.

Este tipo de sincelo surge com frequência durante o inverno em zonas da Meseta Norte como Valladolid ou Zamora, onde las nevoeiros persistentes e geadas são muito comuns.

Sincelo branco em Palencia 

O que é o sincelo duro?

Com ventos mais intensos e temperaturas bastante negativas em geral, ocorre o chamado sincelo duro, formado por gelo duro e opaco a barlavento das árvores e outras superfícies verticais, que forma placas de gelo que evocam pentes e bandeiras, com estruturas por vezes notáveis. Quanto maior for a duração do sincelo e a persistência das condições que o favorecem, maior a quantidade de gelo que se poderá acumular.

Ao contrário do sincelo branco, este tipo de sincelo não costuma ocorrer em condições de grande estabilidade, favorecedoras de inversão térmica. É condição necessária para a sua ocorrência a presença de vento (impedidor destas inversões) e de nevoeiro, que habitualmente surge nas zonas montanhosas, quando há tempo instável, devido à nebulosidade associada à precipitação.

No nosso país, é um fenómeno comum nas altas montanhas: Serra Nevada, Pirenéus e nas do Sistema Central, entre outras.

Exemplo de sincelo duro 

O que o distingue da geada/escarcha?

É muito comum confundir o sincelo com geada. No entanto, são fenómenos causados por diferentes condições atmosféricas.

Para a ocorrência de sincelo, é fundamental que exista nevoeiro denso. Porém, a geada, embora precise de humidade relativa elevada para surgir, não requer a presença de nevoeiro.

No caso da geada, o vapor de água sublima, ou seja, passa diretamente ao estado sólido.