Meteopedia

Graus Celsius

O que são os graus Celsius?

O grau Celsius é uma unidade de medida de temperatura. O zero da escala Celsius (0 graus Celsius) corresponde ao ponto de fusão da água, sob a pressão atmosférica ao nível do mar, ao passo que ao ponto de ebulição da água, nas mesmas condições, correspondem 100 graus Celsius. O símbolo desta unidade é “°C”.

A escala Celsius (ou centígrada) tem o seu zero aproximadamente 0,01 graus abaixo do ponto triplo da água, isto é, do ponto em que todos os seus três estados físicos — sólido, líquido e gasoso — podem coexistir em equilíbrio.

No nosso país, é a escala de temperatura mais comumente utilizada em meteorologia, embora não seja a unidade básica de referência do Sistema Internacional para a medição da temperatura (que é a escala Kelvin, com símbolo K).

Esta escala termométrica é uma homenagem ao seu criador, o físico e astrónomo sueco Anders Celsius, cujo nome herdou.

História da escala Celsius

Anders Celsius propôs em 1742 uma escala de temperatura inversa à atual, na qual o zero correspondia à temperatura de ebulição da água e o 100 à de fusão, sendo o intervalo entre estes dois valores dividido em cem partes iguais, motivo pelo qual recebeu inicialmente a designação de escala centígrada. O uso atual de “graus centígrados” é, então, incorreto. 

Anos mais tarde, Jean-Pierre Christin (1743) e Charles Linnaeus (1745) inverteram estes pontos, de tal forma que se convencionou que o ponto de congelação da água corresponderia a 0 °C e o seu ponto de ebulição, a 100 °C.

Um grau Celsius é o mesmo que um grau centígrado?

Desde 1948 que o grau Celsius (°C) substitui o tradicionalmente conhecido grau centígrado como unidade de medida, isto embora ambas as unidades sejam de valor idêntico.

O grau centígrado foi utilizado como unidade de temperatura até 1948, quando a Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM) começou a discutir a necessidade de substituir como referência o ponto de gelo pelo ponto triplo da água, melhor definido e mais fácil de reproduzir. Após muita discussão, a ideia foi aprovada, de modo a que o ponto triplo de água passou a ser o pilar da escala de temperatura, tendo-lhe sido atribuído o valor de 0,01 °C.

Na sequência desta decisão, os “graus centígrados” foram substituídos por “graus Celsius”.

Conversão em outras unidades de medida

Além dos graus Celsius, existem outras duas escalas principais de medição da temperatura: a escala Kelvin (K) e a escala Fahrenheit (F).

A escala Kelvin é a mais utilizada no âmbito científico (especialmente em física e química), ao ser a unidade de referência do Sistema Internacional de Unidades. É considerada a “temperatura absoluta”.

As diferenças de temperatura expressas em °C e em K têm o mesmo valor, ou seja, o intervalo de temperatura entre 0 °C e 10 °C é o mesmo que entre 0 K e 10 K, isto embora 0 °C e 0 K não sejam a mesma coisa.

0 graus Celsius equivalem a 273 K, pelo que para converter graus Celsius em Kelvin, é necessário somar 273 ao valor da temperatura registado em °C. A escala Kelvin estabelece então como temperaturas de fusão e de ebulição da água, respetivamente, 273 K e 373 K.

A escala Fahrenheit estabelece como temperaturas de fusão e de ebulição da água 32 °F e 212 °F, respetivamente. O uso desta escala é menos comum, limitando-se aos países que não seguem o Sistema Internacional de Unidades, como é o caso dos Estados Unidos.

A conversão de graus Celsius em graus Fahrenheit é um pouco mais complexa, sendo necessário multiplicar a temperatura em Celsius por 1,8 e somar 32 ao valor obtido.