Meteopedia

Verão

O que é o verão?

Segundo o ponto de vista da astronomia, o verão é o período compreendido entre o solstício de verão e o equinócio de outono. É a estação que sucede a primavera e que precede o outono, caracterizada por temperaturas elevadas e dias longos (noites mais curtas).

Quando o verão tem início num hemisfério, começa o inverno no outro. O verão do hemisfério norte tem o nome de verão boreal e o do hemisfério sul, verão austral.

Por sua vez, em meteorologia e climatologia também se fala de verão meteorológico ou verão climatológico. No hemisfério norte, este começa a 1 de junho e termina a 31 de agosto, enquanto no hemisfério sul, inclui os meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

A este respeito, é de referir que o termo «verão» é por vezes empregue para designar a estação seca da zona intertropical, sendo o «inverno» a estação das chuvas.

Quando começa e termina o verão?

Como já referimos, o solstício de verão marca o início do verão, e o equinócio de outono, o seu fim.

O solstício de verão ocorre quando o eixo da Terra, seja no hemisfério norte ou sul, está mais inclinado em relação ao Sol. A inclinação máxima do eixo da Terra, relativamente ao Sol, é de 23° 27′ e ocorre duas vezes por ano, alturas em que o Sol atinge a sua posição máxima em cada hemisfério.

Isto sucede (dependendo do ano) entre 20 e 21 de junho, no hemisfério norte, e a 21-22 de dezembro, no hemisfério sul.

O dia do solstício de Verão é o dia mais longo do ano (aquele que apresenta maior número de horas de luz solar). Não obstante, nas regiões polares, estas horas de luz decorrem de forma contínua durante os dias ou mesmo meses em torno desta data, segundo a latitude. Adicionalmente, o solstício de verão num hemisfério coincide com o solstício de inverno (o dia mais curto do ano) no outro, e vice-versa.

Durante os equinócios, o Sol atinge a sua altura máxima sobre o equador, isto é, encontra-se sobre a linha do equador, de tal forma que o dia e a noite possuem a mesma duração em ambos os hemisférios. O equinócio de outono marca o fim do verão e o equinócio vernal (de primavera), o final do inverno.

O equinócio de outono ocorre por volta de 22 de setembro no hemisfério norte, e por volta de 21 de março no hemisfério sul, com ligeiras flutuações, dependendo do ano. É igualmente de notar que o equinócio de outono num hemisfério coincide com o equinócio de primavera no outro, e vice-versa.

Como é o tempo em Espanha durante o verão?

Em termos gerais, o verão em Espanha (e em grande parte da Europa) distingue-se por ser a estação do ano que apresenta as temperaturas mais elevadas, associadas a baixa precipitação. No período de referência 1981-2010, a temperatura média em Espanha durante o verão foi de 23 °C, e a precipitação média, de 73 mm.

O calor é o grande protagonista do verão. É comum que as temperaturas durante o dia superem em muitas regiões os 30 ºC, e até os 40 ºC nas alturas de maior calor (especialmente nas zonas do Vale de Guadalquivir e do Tejo). São também frequentes as noites tropicais (com temperaturas mínimas superiores a 20 ºC).

A segunda quinzena de julho e a primeira de agosto representam, estatisticamente, os dias mais quentes do ano, conhecidos como período canicular ou canícula.

As regiões mais frescas correspondem usualmente às costas galegas e do Cantábrico ocidental, onde muitas vezes as temperaturas mal chegam aos 20 °C. No final do verão, com as noites mais longas, certas zonas do interior da Península começam a registar temperaturas mais frescas ou até frias. Não é rara a ocorrência de geadas em finais de agosto, especialmente em algumas partes do Sistema Ibérico e da Cordilheira Cantábrica.

Em termos de precipitação, o verão é a estação mais seca do ano em praticamente todo o país. No entanto, é frequente a ocorrência de tempestades em zonas interiores e montanhosas da metade norte e leste da península (especialmente no interior da Catalunha e Teruel).

Em geral, junho é o mais chuvoso dos três meses que constituem o verão meteorológico, devido sobretudo a um maior número de tempestades e à chegada mais frequente de frentes ao norte do país. 

Fenómenos característicos do verão

Durante o verão, são comuns os longos períodos de ausência de precipitação em vastas áreas, o que favorece a ocorrência de secas. Em muitos casos, a precipitação é do tipo convectivo, sendo mais provável à tarde, após as horas de maior calor. 

Também são recorrentes episódios prolongados de temperaturas muito elevadas, sendo muito frequente a ocorrência de ondas de calor.

A combinação de seca com temperaturas elevadas e ventos é propícia à ocorrência de um dos problemas naturais de maior relevância: os incêndios florestais.

O que significa «verão»?

Acredita-se que a palavra “verão” provenha do latim verno, que significa “primaveril ou de verão”, isto embora alguns autores defendam que deriva de ver, veris, “primavera”.