Meteopedia

Outono

O que é o outono?

Segundo o ponto de vista da astronomia, o outono é a estação do ano que decorre entre o equinócio de outono e o solstício de inverno. Como o verão, o inverno e a primavera, é uma das 4 estações do ano.

No hemisfério norte, o outono ocorre entre 22-23 de setembro e 21-22 de dezembro. No hemisfério sul, vai de 20-21 de março a 20-21 de junho.

O outono começa no dia em que o sol nasce exatamente a este e se põe exatamente a oeste. O fenómeno astronómico que lhe dá início é o chamado equinócio de outono. Alguns dias mais tarde, dá-se o equilux, nome pelo qual é conhecido o dia em que a duração do dia e da noite são exatamente iguais.

O outono termina no dia com o menor número de horas de luz solar do ano (o solstício de inverno). Assim, à medida que o outono avança, os dias vão-se tornando mais curtos e as noites, mais longas.

É importante distinguir o outono astronómico do outono meteorológico. Este último abrange a totalidade dos meses de setembro, outubro e novembro no hemisfério norte e os de março, abril e maio no hemisfério sul.

O que acontece ao tempo no outono?

Ao longo do outono, o período em que o sol se encontra a descoberto (insolação) vai diminuindo, e com ele, a duração dos dias. Por outras palavras, os raios de sol vão incidindo com maior inclinação  à medida que esta estação avança.

Isto resulta numa diminuição gradual das temperaturas à medida que o outono avança nas latitudes médias. Nesta estação, costumam verificar-se amplitudes térmicas acentuadas nas regiões do interior. Isto acontece porque o sol ainda «aperta» durante o dia. Todavia, o arrefecimento radiante que se dá durante a noite é muito superior ao verificado no verão.

Acresce ainda que, regra geral, costuma chover mais do que no verão. Esta precipitação, juntamente com a diminuição do número de horas de sol diárias, tende a fazer aumentar a humidade do ar.

A maior duração das noites, o arrefecimento noturno e a humidade ambiental, combinadas com a presença de anticiclones (altas pressões e ventos fracos), favorecem o aparecimento frequente de nevoeiros de radiação e brumas nos vales e zonas planas durante esta altura do ano.

Por último, é também no outono que costumam ocorrer as primeiras quedas de neve nas zonas montanhosas, que se vão estendendo, pouco a pouco, a outras áreas, à medida que se aproxima o inverno.

Como costuma ser o tempo durante o outono?

No período de referência compreendido entre 1981 e 2010, a temperatura média durante o outono meteorológico foi de 15, 4°C. Relativamente à pluviosidade, o valor médio está nos 195 mm.

O outono é a temporada por excelência das DANA (Depressões Isoladas em Níveis Altos) na região  mediterrânea, fenómenos igualmente conhecidos como gota fria. Este tipo de fenómeno, que pode acarretar consequências graves, ocorre quando uma massa de ar mais frio, a grande altitude, isolada da circulação geral, colide com o ar do Mediterrâneo, mais quente e húmido, após o verão.

Isto é frequentemente causador de fortes tempestades na região, que podem chegar a ser causadoras de inundações.

Por outro lado, com o avanço do outono, torna-se também mais frequente a chegada de frentes e depressões provenientes do Atlântico, que provocam elevada precipitação na Península, especialmente na sua vertente atlântica.

Por este motivo, o arco mediterrâneo costuma ser uma das áreas mais chuvosas da península durante o mês de setembro (dados de 1981-2010), em particular, no sul de Valência e norte de Alicante. Já em novembro, é comum que as maiores quantidades de precipitação ocorram na Galiza, no Cantábrico e em pontos do Sistema Central e da Serra de Grazalema. De facto, outubro e novembro são os meses mais húmidos do ano em muitas zonas do nosso território.

Em termos de temperaturas, apesar de setembro ainda ser, por norma, um mês bastante quente (chegando a registar vagas de calor em alguns anos), novembro já nos costuma recordar de que o inverno vem a caminho. Sendo outubro um mês de transição entre estes dois extremos.

As geadas noturnas e a queda de neve vão alastrando lentamente a cada vez mais regiões. É relativamente comum que o final do outono traga consigo quedas de neve significativas nos principais sistemas montanhosos, que podem, inclusive, alastrar a zonas de planície, especialmente na parte norte do país.

O outono na natureza

O outono é uma estação de mudança, a mais marcante das quais é a que afeta as árvores e as florestas. Dá-se uma explosão de cor nas florestas decíduas, onde o verde das árvores de folha caduca dá lugar a tons de amarelo, avermelhado e ocre. Por fim, com a chegada do inverno, estas folhas caem.

Outro fenómeno de relevo é a migração das aves que fogem do frio para regiões mais a sul. É comum que espécies como as andorinhas, rolas e cegonhas migrem de Espanha para o Norte de África.

O outono é também uma temporada de cogumelos, uma vez que a humidade facilita a ação dos organismos decompositores de matéria orgânica.

O que significa a palavra «outono»?

A palavra “outono” vem do latim autumnus, que significa “chegada da plenitude do ano”.